Aprenda sobre o Tarot de Marselha

0
259

O Tarot de Marselha é a última versão da arte de jogar cartas. Ele se caracteriza pelo desenho simples das figuras dos Arcanos Maiores e dos Arcanos Menores. Aos Arcanos Maiores atribuem-se significados mais ou menos flexíveis, abrangentes, genéricos, mantendo-se restritos e particularizados os significados dos Arcanos Menores.

O baralho clássico é composto de 78 cartas, divididas em dois grupos: os 22 Arcanos Maiores (ou Grandes Arcanos) e os 56 Arcanos Menores (ou Pequenos Arcanos). Os Arcanos Maiores são representações figurativas e incluem 21 cartas numeradas de I a XXI e mais a figura do Bobo, correspondente ao curinga dos baralhos comuns. O bobo não tem número ou é representado pelo número zero.

As 56 cartas dos Arcanos Menores são divididas em quatro naipes, cada um deles contendo as cartas normais de um baralho comum e mais quatro figuras: o rei, a rainha, o cavaleiro (ou soldado) e o valete (ou pajem ou escravo). Contém, portanto, uma figura a mais que as sequências de cartas comuns. Os naipes são tradicionais: gládios (ou espadas), bastões (ou cetros ou paus), taças (ou copas) e moedas (ou pentagramas ou ouros).

Para jogar, basta escolher um dos quatros sistemas de distribuição das cartas: em Cruz; em Semicírculo; em Círculo e em Círculo por Setores. É importante, antes de iniciar, conhecer a simbologia dos Arcanos Maiores e Menores. Os 22 Arcanos Maiores referem-se aos acontecimentos que estão para acontecer agora. Já os Arcanos Menores referem-se aos acontecimentos futuros e longínquos.

A Origem do Tarot de Marselha

O pesquisador Michael Dummett, filósofo e estudioso dos jogos de cartas, concluiu que – na falta de provas documentais anteriores – o baralho de Tarô foi provavelmente concebido no norte da Itália, no século 15 e introduzido no sul da França, quando os franceses conquistaram Milão e Piemonte em 1499. Os antecedentes do Tarô de Marselha, então, foram introduzidos no sul da França. O jogo de tarô declinou na Itália, mas sobreviveu na França e na Suíça. Os desenhos são de caráter medieval e podem ter recebido influencia do vitral gótico, em razão de suas linhas ou de suas cores. Quando o jogo foi reintroduzido no norte da Itália, o padrão das cartas reconhecido como “de Marselha” foi introduzido na região.

Curso Tarot de Marselha 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here