Home Umbanda Oxossi na Umbanda

Oxossi na Umbanda

2 258
oxossi na umbanda

Oxossi na Umbanda, é representado pela linha de caboclos e caboclas. São representados pelos conhecidos falangeiros, dentre eles Urubatão, Araribóia, Pena Branca, Caboclo das Sete Encruzilhadas, Sete Flechas, Cabocla Jurema, etc. Sua energia é derivada da mata. Oxossi é considerado o chefe dos caboclos, índios e boiadeiros. Quando seus falangeiros incorporam nos terreiros, são as entidades que mais se locomovem, fazendo movimentos rápidos e emitindo seus assovios e brados de guerreiros da mata. A grande maioria dos trabalhadores da linha de Oxossi é formada por grandes guerreiros que combatem e desmancham trabalhos de feitiçaria e magia negativa. 

Enquanto Orixá que encerra a fartura e a prosperidade, a energia de Oxossi propicia o alimento material e o alimento do espírito na eterna busca pela sua evolução. Dinamiza a sede pelo saber nos espíritos fragilizados. 

Oxossi na Umbanda é sincretizado com São Sebastião

No Rio de Janeiro e Porto Alegre é sincretizado com S. Sebastião e festejado por isso em 20 de janeiro; na Bahia, é sincretizado com S. Jorge, cujo dia de festa é 23 de abril. 

oxossi na umbanda

A energia de Oxossi é regente também da fauna e da flora, da lavoura e da agricultura, permitindo boa colheita e plantio. Os Caboclos trouxeram para a Umbanda toda a magia dos Pajés, a defumação pelos charutos e cachimbos, e o  poder milagroso das ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física; ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, limpam a nossa aura e proporcionam uma energia de força que irá auxiliar e encorajar o nosso espírito preparando-o para que consigamos o nosso objetivo. Com uma postura forte, de voz vibrante, os caboclos trazem as forças da natureza, manipulando essas energias para trabalhar nas questões de saúde, vitalidade e no corte de correntes espirituais negativas. Seu linguajar pode se assemelhar ao dos indígenas, paramentados ou não com cocares, arcos e flechas, machadinha e espadas. 

Características de Oxossi na Umbanda

Características: traz em si o conhecimento, proporcionando liberdade e independência.
Sincretismo: em algumas regiões é identificado com São Jorge; em outras, com São Sebastião.


Cor: sua cor é verde na Umbanda. Suas contas levam as cores verde, branco e vermelho, mas pode haver variação conforme a vibração da linha de trabalho em que o caboclo de Oxossi chega.

Oferendas: frutas variadas, flores do campo, milho. Gosta de vinho e sumo de frutas.

Locais: matas.

Saudação: “Oké Arô Odé”. “Okê Caboclo, Okê Bambi Ôcrim”

Dia da semana: quinta-feira