O que é Ectoplasma?

0
250

ectoplasma, é um vapor de tonalidade branca que emana do médium, normalmente através da boca, mas também por meio de qualquer outra parte do organismo, utilizado comumente em sessões de materialização, de corpos materiais diferentes daqueles de onde o fluido jorra. Ectoplasma é um atributo do corpo físico, portanto, da matéria, uma vez que o corpo humano é material, embora seja controlado pelo espírito nele encarnado

Os espíritos não produzem ectoplasma, podendo apenas manipulá-lo. Uma observação mais cuidadosa leva, inclusive, a conclusão de que esta manipulação somente pode ocorrer com a conivência, consciente ou inconsciente, dos encarnados que fornecem o ectoplasma.

ectoplasma

O Ectoplasma está sujeito à ação da gravidade terrestre e interage fisicamente com a matéria do corpo humano, causando diversos efeitos, por exemplo, inchaço do abdome, como se fosse um gás.

Não se sabe ao certo como o ectoplasma é produzido. Se ele se produz no corpo de carne é lícito supor que seja o resultado de algum metabolismo.

Da mesma forma como acontece no metabolismo das matérias que ingerimos no corpo de carne, as diversas qualidades de ectoplasma ingerido também deverão sofrer algum tipo de transformação. Poderíamos chamar isso de “metabolismo do ectoplasma”, e que deve ocorrer, imagino, paralelamente ao metabolismo dos alimentos

Onde se forma o Ectoplasma?

A observação indica uma grande movimentação fluídica, no abdome, na altura do umbigo. Outro lugar onde é comum se perceber que há uma quantidade relativamente grande de ectoplasma é no tórax.

Segundo informações que recebeu de um espírito desencarnado, no tempo em que participava de trabalhos de materialização, o ectoplasma se formaria, principalmente, na região do corpo próxima à base da coluna dorsal. Nesta região localiza-se o centro de força Chakra básico. É interessante notar que as funções deste centro estão relacionadas, também, ao aparelho reprodutor. Isso dá algum sentido à observação que fiz sobre o aumento dos sintomas do ectoplasma, em algumas mulheres, durante o período menstrual.

Definições de Ectoplasma

a) Ectoplasma,  para a ciência acadêmica, é a parte da célula que fica entre a membrana e o núcleo, ou a porção periférica do citoplasma.

b) Ectoplasma:  Termo criado por Charles Richet.  É uma substância que se acredita seja a    força nervosa   e   tem  propriedades   químicas   semelhantes   as   do   corpo   físico,   donde   provém.  Apresenta-se viscoso,   esbranquiçado   (quase   transparente,   com  reflexos   leitosos)   e   é   evanescente   sob   a   luz.   É considerado a base dos efeitos mediúnicos chamados “físicos”,  pois através dele os espíritos podem atuar sobre a matéria.

c) Entretanto,  para os espíritos  o ectoplasma é geralmente conhecido como um plasma de origem psíquica, que se exsuda principalmente do médium de efeitos físicos, e algo dos outros médiuns. Trata-se de substância delicadíssima que, situa-se entre o perispírito e o corpo físico. Embora seja algo disforme, é dotada de forte vitalidade, por cujo motivo serve de alavanca para interligar os planos físico e espiritual.

d) Historicamente o ectoplasma tem sido identificado como algo que é produzido pelo ser humano que, em determinadas condições, pode liberá-lo, produzindo fenômenos diversos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMédium Consciente
Próximo artigoCaridade

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here