As Três Peneiras

0
201

Os três crivos ou as três peneiras é um pequeno conto que nos faz avaliar nossas situações diárias no convívio com as pessoas e como deveremos agir daqui para frente.

Olavo foi transferido de Departamento na Empresa onde trabalha e, logo no primeiro dia, para tentar agradar ao novo chefe, saiu-se com esta:

“Se você não acredita numa vida posterior a essa, não tem conserto, não existe rumo. Mas, se você acredita, comece a prepará- la, e rápido, porque, a cada dia que passa, mais difícil será”

— Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele…Olavo nem chegou a terminar a frase, pois Juliano, o chefe, o interrompeu:
— Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pela avaliação das Três Peneiras?
— Três Peneiras? Que peneiras, chefe.
— A primeira, Olavo, é a Peneira da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente  verdadeiro?
— Não. Não tenho, não. Como posso saber? O que eu sei, foi o que me contaram. Mas eu acho que…

E, novamente, Olavo é interrompido pelo chefe:

— Então sua história não passou pela primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a Peneira da Bondade. O que você vai me contar, por acaso é um fato bom, e você  gostaria que os outros também o dissessem a seu respeito?
— Claro que não! Deus me livre, chefe – diz  Olavo, assustado.
— Então, – continua o chefe – sua história também não passou pela segunda peneira.
— Vamos ver a terceira peneira, que é a Peneira da Necessidade. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante para que outros também fiquem sabendo?
— Não, chefe. Passando pela avaliação dessas Três Peneiras, vi que não sobrou nada do que eu iria contar – fala Olavo, surpreendido.
— Pois é, Olavo, já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas Três Peneiras em tudo o que fossem falar a respeito da vida do seu próximo? – Diz o chefe, e continua:
— Da próxima vez que surgir qualquer história a respeito do seu próximo, submeta-a a avaliação destas três peneiras: Verdade, Bondade, Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passá-la adiante.

Adaptação livre do texto “Os Três Crivos”, de autoria espiritual de Irmão X, psicografado por Francisco Cândido Xavier, no livro Aulas da Vida, Ed. Ideal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here